Meu Cantinho

Eu precisava urgentemente de um lugar onde eu pudesse "guardar" frases que leio ou escuto por aí, e não as quero esquecer... Poesias, textos, pensamentos... As mais variadas coisas que encontro tanto no mundo virtual, quanto real. Quero guardá-las aqui. Não é apenas um "blog". É um reduto onde há muito carinho. Se você gostou, faça-me companhia. Amigos e simpatizantes são bem vindos.

Apenas se vê bem com o coração, pois nas horas graves os olhos ficam cegos. (Exupéry)

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Kahlil Gibran...



Li este livro de Gibran Kahlil Gibran, traduzido e adaptado por Paulo Coelho.
Fiquei encantatda com a sua essência. Nunca li o livro o Profeta, mas agora decidi ler.
Se eu já tinha simpatia por alguns pensamentos do Kahlil, agora me tornei sua admiradora.
E é asssim.
Aqui postarei algumas passagens do livro que me encantaram:


"O primeiro poeta deste mundo deve ter sofrido muito, quando deixou de lado seu arco e sua flecha, e tentou explicar aos seus amigos do que havia sentido diante de um pôr-do-sol. É bem possível que estes amigos tenham ironizado o que ele dizia, mas ele o fez assim mesmo, porque a verdadeira Arte exige que o artista tente mostrar-se. Ninguém pode conviver sozinho com a beleza que é capaz de perceber." (10 de Novembro de 1911)


"Ninguém sabe direito qual é a fronteira entre a dor e o prazer; muitas vezes eu penso que é impossível separá-los.
Mary, você me dá tanta alegria que ela chega a doer, e você me causa tanta dor que eu chego a sorrir." (10 de Março de 1912)


"Não posso planejar nada de importante, só pequenas coisas. Quem planeja o que é importante, transforma tudo em pequenas coisas." (25 de Dezembro de 1912). 


"A vida é generosa, e o homem é mesquinho. Parece que existe um abismo entre a vida e o ser humano e, — para atravessar este abismo — é preciso ter coragem de tocar a própria alma, e mudá-la de direção. Será que vale a pena?" (05 de Abril de 1914).


"...na verdade, a pintura é uma extensão da visão, como a música é uma extensão da audição. Quando crio algo, desejo que alguém pense: “existem outros mundos, silenciosos, remotos, solitários, distantes — onde a vida se mostra com toda a sua intensidade. Vamos até lá”. (20 de Junho de 1914).


"Um homem só pode se colocar nas mãos de alguém quando o amor é tão grande, que o resultado desta entrega é a liberdade total." (20 de Junho de 1914).


"Sempre pensei que, quando alguém nos entende, termina por nos escravizar — já que
aceitamos tudo para sermos compreendidos. " (08 de Julho de 1914)


"As pessoas que se esforçam para serem interessantes são as mais aborrecidas de todas." (7 de agosto de 1914)


"O homem é parte da natureza. Todo ano, os elementos da natureza declaram guerra contra si mesmo: o inverno luta contra as forças da primavera, e isto é tão destruidor como as guerras humanas. Também nós passamos por este processo, e muitas vezes precisamos morrer por algo que não compreendemos bem. " (14 de Outubro de 1914).


"Aqueles que lutam por uma paz eterna, são como os jovens poetas que não querem que a primavera termine nunca. Um homem precisa aprender a lutar por suas idéias e por seus sonhos, porque isto também é parte do que Deus colocou no planeta. " (14 de Outubro de 1914).


"Ninguém chora quando chega o inverno, nem dança quando a primavera começa a mostrar as flores do campo. Existe gente que gosta mais das noites frias do que do verão. Seria justo dizer a estas pessoas: “você não tem coração, você está vendo a natureza ser destruída pelo frio, e não está chorando. A glória e a beleza do verão estão morrendo, e você parece indiferente.”  (14 de Outubro de 1914).


"a consciência de uma planta no meio do inverno não está voltada para o verão que passou, mas para a primavera que irá chegar. A planta não pensa nos dias que já foram, mas nos que virão. Se as plantas estão certas de que a primavera virá, por que nós — os humanos — não acreditamos que um dia seremos capazes de atingir tudo o que queríamos?” (28 de Janeiro de 1915).


"O único silêncio que experimentamos juntos é aquele que nos faz compreender tudo. Os outros silêncios são cruéis e desumanos." (18 de Abril de 1915).


"...a Revelação é apenas a descoberta de algo maior que já existe em nós mesmos, uma parte de nós que não ousamos penetrar — e que, entretanto, se permite experimentar o que não ousamos sentir." (23 de Maio de 1915) 

Nosso crescimento reside no fato de entrar em contacto e aceitar esta parte mais generosa de nós mesmos."(23 de Maio de 1915) 


"Os grandes poetas do passado sempre se entregavam a Vida. Eles não procuravam uma coisa determinada, nem tentavam desvendar segredos; simplesmente permitiam que suas almas fossem governadas, guiadas, movidas pela Existência. As pessoas estão sempre buscando segurança, e às vezes conseguem; mas a segurança é um fim em si, e a Vida não tem fim." (17 de Junho de 1915).


" Poetas não são aqueles que escrevem poesia, mas todos os que têm o coração cheio deste espírito sagrado." (17 de Junho de 1915).


"É preciso fazer todo o esforço possível para libertar-se do passado; temos que olhar o dia de ontem como uma mãe que, embora ainda tenha a face contorcida de dor após o parto, está feliz por aquilo que conseguiu." (02 de Agosto de 915). 


"A alma tem dois poderes: o desejo de buscar, e a capacidade de lutar por este desejo."  (10 de Fevereiro de 1916)


"O silêncio é doloroso. Mas é no silêncio que as coisas tomam forma, e existem momentos em nossas vidas que tudo que devemos fazer é esperar. Dentro de cada um, no mais profundo do ser, está uma força que vê e escuta aquilo que não podemos ainda perceber. Tudo o que somos hoje nasceu daquele silêncio de ontem." (1º de Março de 1916)


"Somos muito mais capazes do que pensamos. Há momentos em que a única maneira de aprender é não tomar qualquer iniciativa, não fazer nada. Porque, mesmo nos momentos de total inação, esta nossa parte secreta está trabalhando e aprendendo" (1º de Março de 1916)


"A vida sempre nos dará mais do que achamos que merecemos" (1º de Março de 1916).


"...quando a alma está mergulhada em pensamentos que mudam sempre, perdemos o poder das palavras. (09 de Abril de 1916)


"São poucos os que resistem à pressão que o mundo exerce, e ainda conseguem colocar um pouco de si mesmo naquilo que dizem e fazem." (06 de Janeiro de 1918). 


" Quando não estamos amando, ou quando não nos sentimos belos, procuramos estar sempre ocupados. E não deixamos que nosso crescimento interior aconteça, porque tentamos controlá-lo." (18 de Abril de 1920).


"Nós precisamos nos entregar ao crescimento da maneira como ele surge, e nos conduz."  (18 de Abril de 1920).

Nenhum comentário:

Postar um comentário